Cigarros... Não mais! ~ Cláudia Forte

sexta-feira, julho 01, 2016

Cigarros... Não mais!

Na verdade foi dia 2 de junho, mas como eu não sei como será meu sabaducho amanhã, estou postando logo hoje, hehé!!!
Comecei a fumar basicamente aos 15 anos e deixei agora, aos 38 anos, quer dizer, por 23 anos eu maltratei bastante o meu organismo. Ah e detalhe, comecei a fumar do nada e também do nada deixei de fumar. Posso dizer que é difícil, mas não muito, até agora estou indo bem e quero permanecer assim. 
Beijo grande!!!


*20 minutos depois de parar de fumar: a pressão sangüínea e as batidas cardíacas voltam ao normal;
*8 horas depois: a quantidade de monóxido de carbono no sangue diminui pela metade, a oxigenação das células volta ao normal;
*24 horas depois: o monóxido de carbono é totalmente eliminado do corpo e os pulmões podem começar a eliminar o muco e os resíduos da fumaça;
*48 horas depois: o corpo não contém mais nicotina — o gosto e o olfato começam a melhorar. A transpiração deixa de cheirar a tabaco;
*72 horas depois: os brônquios começam a relaxar e a respiração melhora;
*De 2 a 12 semanas depois: a circulação venosa melhora;
*De 3 a 9 meses depois: os problemas respiratórios e a tosse acalmam, a voz se torna mais clara e a capacidade respiratória aumentou 10%
(Quotidien du Médecin)
Fonte:http://ahau.org/beneficios-imediatos-ao-parar-de-fumar/
PARAR DE FUMAR ENGORDA?
A maior preocupação do fumante está relacionada ao ganho de peso que pode ocorrer com a cessação do tabagismo; esse argumento faz com que freqüentemente desistam da tentativa de se tornar um ex-fumante.
O que pode levar o ex-fumante a engordar?
Há uma melhora do paladar e do olfato;

Gratificação oral – ex-fumantes sentem falta da sensação de ter algo para fazer com a boca e com as
mãos. Comer ou beliscar é semelhante a ação repetitiva de fumar;

Utilizar o alimento do mesmo modo que utilizava-se os cigarro ao lidar com o estresse, escapar do tédio, da tensão, passar o tempo ou como ajuda na integração social;
É possível parar de fumar e controlar o peso
Sim, seguindo uma alimentação balanceada.
O primeiro passo de uma boa alimentação é manter um peso saudável. Observe se está engordando ou emagrecendo e procure um nutricionista ou médico para saber porque isto está ocorrendo e como controlar. Caso não possa se pesar, observe se suas roupas estão mais largas ou justas.
Para que a alimentação seja saudável, é preciso que contenha todas as substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, nas quantidades adequadas para cada pessoa. Essas substâncias, chamadas nutrientes, são encontradas nos alimentos, como os macronutrientes proteínas, carboidratos, gorduras (ou lipídios) e os micronutrientes vitaminas e minerais. Além destes, a água e as fibras também têm um papel muito importante.
Saiba mais sobre Alimentação Saudável, Nutrientes, Controle de Peso e outros assuntos no sitewww.hu.usp.br.
A Associação Americana de Pulmão oferece dez dicas de ajuda para controlar o peso após parar de fumar
1. Faça o não fumar a sua prioridade número 1 ;
2. Monitorize o seu peso: pese-se pelo menos uma vez por semana;
3. Saiba o que você está comendo;
4. Faça refeições bem balanceadas regularmente;
5. Não coma mais do que você gasta em calorias;
6. Limite os beliscos;
7. Evite os doces.
8. Quando comer fora, coma com prudência;
9. Coma devagar e apoie o garfo entre cada garfada;
10. Faça exercícios regularmente.
Lembre-se que todos devem fazer uma alimentação saudável e atividade física e não somente o ex-fumante. Se ganhar algum peso após parar de fumar, é possível emagrecer tranqüilamente seguindo as orientações desse capítulo ou consultar um nutricionista para auxilia-lo nessa etapa do processo de cessação do tabagismo.
E o mais importante é você sentir-se melhor do que quando fumava, além de ajudar sua família a ser mais saudável também.
Posso engordar se parar de fumar?
Na verdade nem todo mundo engorda depois de parar de fumar. Entre as pessoas que engordam, a maioria ganha entre 3 e 4 kg. Aproximadamente 10% das pessoas que param de fumar ganham muita quantidade de peso -- 13 kg ou mais.
Por que algumas pessoa engordam depois que param de fumar?
Vários fatores estão relacionados ao ganho de peso como:
Mudanças no metabolismo e melhora do olfato e paladar e a ansiedade são as principais.
Porém, muitos fumantes ganham peso por adotarem um erro alimentar, ou seja, passam a comer de forma errada. Este erro alimentar pode ser evitado. Comer alimentos pouco calóricos e praticar atividades físicas em geral são suficientes para controlar este ganho de peso.
Praticar atividades físicas só faz bem
Exercícios regulares vão ajudá-lo a desviar a sua atenção, normalmente tão direcionada para o controle da vontade de fumar.

Não escolha atividades físicas que você não tenha prazer em executar.

Uma excelente dica é a caminhada diária (ou pelo menos 3 vezes por semana), por 30 minutos. É o suficiente para fazer bem ao corpo e à mente.

Se você já pratica atividades físicas regulares, procure intensificá-las agora. Você perceberá que o seu rendimento vai melhorar muito, trazendo grande satisfação.

Mas não se arrisque, lembrando que grandes mudanças no ritmo de exercícios praticados por qualquer pessoa devem ser precedidas por uma avaliação médica.
O que ganho com a prática de atividades físicas?

1. Ajuda a manter o peso ideal
2. Muita mais saúde e disposição para o cotidiano.
3. Oxigena o corpo.
4. Ajuda a manter seu coração em forma.
5. Alivia o Stress.
6. Diminui a ansiedade.
7. Retarda o envelhecimento do corpo.
8. Aumenta a auto-estima.
9. Melhora seu desempenho profissional
10. Melhora seu desempenho sexual.

Fonte:http://www.tabagismo.hu.usp.br/

Como limpar os pulmões do tabaco

Um dos maiores benefícios para a saúde ao deixar de fumar e recuperar a capacidade pulmonar que os ex fumadores viram sacrificada devido ao alcatrão e outras substâncias químicas prejudiciais que os cigarros contêm. Enquanto os pulmões se limpam naturalmente, há certas estratégias que um ex fumador pode utilizar para acelerar o processo, incluindo o consumo de certos alimentos. No entanto, no final, a melhor forma de se certificar de que os seuspulmões estejam limpos depois de fumar é seguir um estilo de vida livre de fumo e não voltar a cair neste vício.

Algumas Instruções

    1-Comer alho. Um dos melhores alimentos para se consumir quando se está tentando limpar os pulmões depois de fumar é o alho cru. Este alimento pode ajudar a eliminar a mucosidade excessiva nas cavidades do peito que costuma se acumular nas pessoas que fumam. O seu conteúdo de alicina torna-se bastante favorável para esta tarefa. Além disso, é um poderoso antibiótico natural que ajudará a manter as suas defesas altas, beneficiando a sua saúde em geral. 

    2- Evite outras substâncias irritantes presentes no ar, tanto quanto for possível. Isto pode incluir filtros de ar, produtos químicos de limpeza e pólen. Lembre-se que após a exposição ao tabaco prolongada, os seus pulmões já sofreram o suficiente, por isso o melhor é respirar um ar o mais limpo possível e, no caso de ter que se expor a substâncias irritantes, fazê-lo na medida do possível com uma máscara.

    3- O chá verde está cheio de benefícios para a nossa saúde graças ao seu alto conteúdo em antioxidantes, que ajudam a controlar a produção de radicais livres responsáveis de doenças como o câncer. Por isso, recomenda-se consumir três xícaras diárias de chá verde, pois o seu conteúdo de catequina, um poderoso antioxidante, ajudará também a limpar a mucosidade acumulada pelo cigarro.

    4- É essencial que depois de seguir uma vida como fumador, incorpore hábitos saudáveis na sua rotina para limpar os seus pulmões. Consuma muitas frutas e vegetais ricos em vitaminas e antioxidantes que lhe ajudarão a melhorar a sua saúde e limpar os pulmões.

    5- Também se recomenda praticar atividades como o yoga e o pilates, pois ambas são baseadas na respiração como elemento fundamental para conseguir as posições e obter o máximo relaxamento. São atividades ideais para aprender a respirar corretamente e melhorar não só a nossa saúde geral, como também a saúde dos nossos pulmões.

    6- O corpo com o tempo, naturalmente, se limpa das toxinas geradas pelo tabaco. A maioria das pessoas sente o regresso da sua antiga fortaleza pulmonar dentro de umas duas semanas. No entanto, seguir estas recomendações irá ajudá-lo a aumentar o bem-estar e a melhorar de forma notável o estado dos seus pulmões.

    Conselhos

    • Reduza o consumo de alimentos que produzam muco adicional, especialmente os produtos láteos. O corpo produz o muco necessário para limpar as toxinas do tabaco, a produção de muco adicional só fará com que os pulmões trabalhem mais e será menos eficaz.
    • As especiarias, alho e outras medicinas naturais não foram cientificamente demonstradas que funcionem e não devem ser tratados como métodos definitivos para a limpeza dos pulmões.
    Fonte: http://saude.umcomo.com.br/



    Reações:

    6 comentários:

    1. Eu virei uma baleia, tive que comprar algumas roupas maiores, mas sinto o gosto dos alimentos e não tenho cheiro de cigarro. Que horror. Logo voltarei para a Academia e a caminhar.
      Beijos
      Minicontista2

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      Respostas
      1. ai amiga, é mesmo cruel por causa da ansiedade que sentimos.

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    2. 38? Mais você com essa carinha de 20 aninhos*-*
      O cigarro não é bom realmente florzinha. Que bom que esta parando.
      Beijinhos.

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      Respostas
      1. uiia, obrigada por me dar 20 aninhos!!! mas é 38 mesmo a minha idade.

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    3. carinha super joveeeeem!!!
      força por ai.
      beijos

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    4. Parabens! Parar de fumar é sempre uma conquista!

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    Euzinha...


    Cláudia Forte
    "Quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor;"

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